segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IV Encontro de Capoeira com o Grupo Dança e Luta


CAPOEIRISTAS PROMOVEM ENCONTRO NO MANGAL DAS GARÇAS

Na manhã deste sábado (29) no trapiche do Mangal das Garças, o berimbau e o tambor marcaram o ritmo do IV Encontro de Capoeira com o Grupo Dança e Luta, onde cerca de 40 capoeiristas estiveram reunidos para se confraternizar e aperfeiçoar técnicas durante uma grande aula. Estiveram presentes mestres de São Paulo e da França.
Segundo o mestre de capoeira Michel Santos, o Mangal foi escolhido para ser o cenário do encontro “por ser um parque ecológico e estar associado à qualidade de vida através do esporte, lazer e cultura. Queremos integrar o capoeirista a este ambiente rico, verde, com um ponto estratégico para o turismo”.
A capoeira é um jogo, traduzida em uma luta com características de dança. “Dependendo do ponto de vista, a capoeira pode ser uma luta para quem quer lutar; uma dança para quem quer dançar; esporte pra quem quer ser esportista e arte para quem quer ser artista”. Este é o lema do grupo, criado há 20 anos no bairro de São Brás.
Após o “aulão”, uma grande roda de capoeira foi realizada no trapiche do Mangal. A médica paraense Silvia Andrade, 55 anos, há 15 anos é praticante desta arte. “Comecei a frequentar as aulas de capoeira junto com minha filha, Maria Eduarda, e desde então não parei mais. O encontro ser realizado aqui no Mangal foi a escolha perfeita, com um cenário lindo, celebrando a nossa arte”, pontuou.
Por Camila Barros/ Ascom OS Pará 2000